Este mês de OutubrO, iremos iniciar o novo ano letivo do
Café Oceano com um tema:
"Relação universidade - empresa - mar: Quais os desafios?". Este tema muito atual será apresentado por
Hugo Pinto, docente e investigador no
Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e no CES da Universidade de Coimbra.
Como é que se criam ligações entre universidades e empresas?
Qual a importância do mar nas relações existentes ou em desenvolvimento?
Quais as oportunidades para o Algarve e os desafios a médio e longo prazo?
5ªfeira 20 OutubrO 18:30h
1 comentário:
O Algarve não se deve fechar ao turismo, deverá abracar-lo, e desenvolver-lo. Afinal, o turismo ajudou a região. No entanto, estamos a atingir um ponto de saturação a partir do qual a ideia de Algarve por si só não chega. Deverá assumir-se como um local uníco e com ofertas caracteristicas, um propósito turistico que o difere dos restantes, que o associe a uma idea! O quanto antes. Senão passará a ser apenas um sitio com praia...para as massas.
O Algarve deve se assumir também como um local de produtividade, de ideias, e não só de acolhimento.
A Universidade constitui uma ferramenta importante. Veja -se o exemplo que a universidade de Floripa no Brasil teve para a Ilha. Florianopolis graças à intervenção da Faculdade na comunidade tornaram-se no maior Produtor de ostras a nível NAcional (70%) em poucos anos (5 anos). Os pescadores vão ate os laboratórios da faculdade comprar os ovos para criarem ostras, e ovas de peixe para produção. Simbiose perfeita quer para a Comunidade quer para a InstituiÇão. Devemos aprender com bons exemplos se nos falta alguma criatividade.
Enviar um comentário