A temática da Tertúlia subordinada ao tema "Aprendizagem em PBL*-que resultados?"(*Problem Based Learning) a realizar 5ªf. 28 Outubro das 21h pelo Núcleo de Estudantes de Medicina (NEMed) da Universidade do Algarve. Teremos como prelectores principais o Dr. Filipe Veloso Gomes (interno de Radiologia) e o Dr. José Ponte (médico anestesista).
Em salas com uma mesa central onde todos se juntam para debater e comparar conhecimentos de diversas áreas do saber, assim se aprende medicina na Universidade do Algarve. Todos os alunos têm uma licenciatura prévia, relacionada com as áreas da saúde e ciência e aprofundam-se os conhecimentos individuais e colectivos através da discussão de casos clínicos que despoletam a curiosidade e a vontade de saber mais.
É na discussão saudável e no confronto de saberes que se vai construindo um conhecimento aprofundado sobre anatomia, fisiologia, patologia, microbiologia, psicologia, etc., em grupo, visto que essas disciplinas existem todas integradas em cada caso que se analisa.
Assim vamos sendo estimulados a investigar, a procurar, a descobrir e a não nos conformarmos até sabermos o “porquê”, o “como” e a “resolução” dos problemas que nos vão surgindo. É essencial a adopção de uma visão holística sobre o indivíduo e os casos que estudamos têm isso em consideração. Tal como é descrito, fazemos uma aprendizagem baseada em problemas, sejam eles físicos, psicológicos ou sociais, afinal, não queremos ser médicos de doenças, queremos ser médicos de pessoas.
Assim, e porque obviamente acreditamos que através da discussão saudável se chegam a importantes conclusões, organizámos esta tertúlia que pretende dar a conhecer um pouco mais sobre este método de aprendizagem baseado em problemas que ainda é tão desconhecido da generalidade da população portuguesa.
Margarida Coutinho,
Aluna do 2ºano do Mestrado Integrado em Medicina
Universidade do Algarve