"Educação Sexual no contexto da família"_VideoShat

Uma tertúlia a transmitir pela Internet no âmbito do programa “Uma Janela Aberta à Família” www.janela-aberta-familia.org dedicada ao tema "Educação Sexual no contexto da família", sendo convidados os técnicos da APF Algarve (Associação para o Planeamento da Família), nomeadamente a psicóloga Dra. Joana Sousa.
A entrada do publico é livre e pretende-se que participe.
feira 31 Janeiro 21:30

Teatro_"O poder dos Carinhos"

sábado 28 Janeiro 16h
O GRUPO Teatro das BOTAS apresenta a peça infantil: 
“O poder dos carinhos"António e Maria vivem felizes na sua terra-natal, com saquinhos de carinhos quentes. Mas a bruxa inventa um plano para vender poções. Só a D. Alegria pode aconselhar o uso do poder dos carinhos. E as crianças arranjam uma solução...
Peças de teatro com interacção em ambiente divertido e uma forma de aprender o que a vida nos pode dar.
Encenação, adaptação e dramaturgia: Cristina Benedita e José Sena 
Música e edição: Cristina Benedita  e Rui Lameira
Cenário e adereços: Teatro das Botas
Elenco: José Sena e Cristina Benedita.
Faixa etária: maiores de 2 anos
"Um pé pequeno dá passo gigante e os projectos encontram o seu caminho empolgante"
fotos aqui

Hatha Yoga tradicional e Vedanta

domingo 15 Jan. 11h    Uma oficina de Hatha Yoga tradicional e Vedanta especialmente dedicada às crianças e famílias, onde esta tradição milenar oriental é transmitida de forma simples, divertida, e entusiasta.   Desenvolvemos o auto-conhecimento, a confiança e solidariedade, saúde integral e concentração, criatividade e autenticidade, através de técnicas corporais de postura física e respiração, relaxamento profundo e meditação, estórias de tradição oral, e pintura meditativa.   
As técnicas são desenvolvidas individualmente, em pares e em grupo. ... a partir dos 5 anos ... 
Recomendações: Trazer roupa confortável para actividade física, agasalho para o relaxamento, e boa disposição.   Evite comer em demasia antes da prática.

CaféOceano_VideoConferência

CaféOceano _Especial por VideoConferência em direto de um navio Oceanográfico "Joides Resolution" 
18h_feira 11 Janeiro 2012
   Para iniciar o Ano 2012 de maneira um pouco diferente, o Café Oceano do mês de Janeiro Uma experiência a bordo do Navio científico Joides Resolution terá o prazer de conversar em direto com o convidado Hélder Pereira que se encontra atualmente a bordo do navio, no Golfo de Cadiz.   Hélder Pereira, Professor da Escola Secundária de Loulé, teve a sorte de poder participar numa missão de dois meses num dos maiores navios oceanográficos do Mundo, afim de divulgar as atividades desenvolvidas a bordo.
Por ter algumas condicionantes técnicas, este Café Oceano realizar-se-à às 18h00 na próxima 4ª feira dia 11 de Janeiro no Pátio B@r  em conversa em direto do meio do mar...

In Concert_Musica Popular Brasileira

feira 10 Janeiro 22h
João Galante homenageia seus 5 deuses da MPB. a Solo, cantando ao piano...  Djavan... 
ChicoBuarque, ElisRegina
MiltonNascimento e IvanLins

café com arte... na Chaf@rica


Pouco importa se não somos apelidados de Espaço Cultural, apraz-nos dizer que o trabalho não cabe “ao café”, mas se este serve para modificar nem que seja um só pensamento, o de não se deixar aprisionar, então este facto não lhe tira valor nem vigor, antes lhos acrescenta. Nas palavras de Agostinho da Silva “ O espirito afirma-se resistindo às classificações”. O nosso trabalho não vai além de uma tentativa de melhorarmo-nos através de experiências, saberes e conhecimentos que nos são entregues por quem se predispôs a apresenta-los, expandindo assim o saber e os conhecimentos de todo o tipo, podendo em simultâneo melhorar-se, pois a repetição traz atrás de si o melhoramento. O Iluminismo enquadra-se no Séc. XVIII; é conhecido pelo “Séc. das Luzes”, entende-se por luminismo um meio para atingir o progresso. É presença marcante de pares opostos e complementares: despotismo e tolerância; razão e emoção; progresso e tradição; filósofos e anti filósofos; clássicos e românticos; cultura e politica; o respeito do gosto único versus a defesa de inspiração individual e um pensamento que defende as artes mecânicas e os artesãos. Grosso modo predomina a razão e a lógica, a defesa da tolerância e a veemente permuta de ideias e de criações. O centro do conhecimento desloca-se da corte para os cafés, clubes e redações de imprensa política. A “Chafarica”, espaço café com arte é criada mediante dois conceitos: O primeiro incide na exposição tanto quanto possível, no encadeamento dos conhecimentos humanos, a segunda, os princípios gerais de base e os que lhe dão corpo e substância, o negócio em si. Encontramos neste perfil, componentes que são um “reflexo” do Séc. das luzes. Pretendemos deste modo concretizar um sonho, o de trabalhar em algo de que se gosta e que se acredita. A “Chafarica”, um café com arte, pretende tornar-se um lugar de convívio; de tertúlia; de confidência/inconfidência; de reflexão; de crítica; de inconformismo; de discussão… A “Chafarica” como espaço de memória/desmemória; de cultura; de letras; de ciência; de artes; de construção e desconstrução; de encontro e desencontros… A “Chafarica” como lugar de lazer; de conforto; de ócio; de emoção… A “Chafarica” é um espaço de sociabilidade; de convivência entre pessoas. A “Chafarica” pretende vir a ser um espaço onde o individuo inconformado poderá trabalhar-se, seja no individual, seja no coletivo, com todas as suas consequências inerentes daí resultantes para o desenvolvimento social. Somos aprendizes, pretendemos melhorar, partindo do princípio que cada trabalho tem um cariz pedagógico e que este é contínuo, demorado e eterno. … mas a “Chafarica” pretende também ser um simples café, onde chegamos, bebemos e saímos… com vontade de voltar.


Os Cafés como Espaço de convívio e discussão estão a fechar e a empobrecer a memória das cidades.

Os Cafés como Espaço de convívio e discussão estão a fechar e a empobrecer a memória das cidades.
Espaço de Sociabildade de convivência, tiveram um papel crucial no desenvolvimento da consciência colectiva e critica face ás ideologias hegemónicas. Foram históricamente lugares de pensamentos alternativos onde se divulgaram projectos Culturais e Politicos. Os Cafés têm perdido um pouco de centrabilidade cultural perante outros espaços, à custa de um "desenvolvimento perverso" há riqueza e diversidade Cultural que se está a perder, mas não tem que ser assim. Os Cafés não têm necessariamente de desaparecer, transformar (o) Espaço em Café de Espaço Cultural, Eventos recreativos e Lúdicos, são algumas sugestões e acima de tudo recriar novas formas de convívio. Dando assim inicio ao Projecto "Gritando Silênciosamente..."

Nº de Curiosos...

Traffic Counter