Festa com "La Casa Grande"

feira 31 Maio 18h
Festa de encerramento do projecto "La Casa Grande"- Encontro Europa-América Latina  
"Educação e transformação social: práticas emancipatórias da educação popular"
FrançaBolíviaPeru  e  Portugal

O projecto em imagens
Testemunhos / Performances dos participantes   
Grupo de Dança "L@s Niñ@s" do Centro Comunitário da Horta da Areia - Fundação António Silva Leal
Org: MANDACARU -Cooperativa de Intervenção Social e Cultural

"Quando o Mandacaru dá flor, a chuva vai chegar e o Sertão vai virar mar"

Resumindo o Projecto
Organização de um processo de formação para educadores populares que trabalham com jovens e/ou com adultos jovens, tendo por objectivo o intercâmbio de ferramentas e métodos que favorecem a participação dos jovens na defesa dos seus direitos e dos direitos da terra.
 Objectivos Gerais
*  Partilhar e debater sobre as realidades da educação popular, dos direitos humanos, dos direitos da terra e juventude na Europa e América Latina
Incentivar a partilha de melhores práticas entre os educadores populares na Europa e na América Latina
*  Permitir aos participantes de descobrir e/ou construir novas ferramentas para intervenções com públicos juvenis ou para actores de juventude
*  Descobrir a realidade de algumas estruturas de educação popular na Europa e na América Latina
*  Sistematizar a experiência, as ferramentas e métodos desenvolvidos durante o Projecto e criar uma publicação de ferramentas educacionais
*  Criar laços e parcerias com estruturas e educação
*  Melhorar e ampliar as competências relacionadas com a educação para a transformação social, o apoio e formação comunitários para o público jovem com quem estão a trabalhar os participantes
Etapas
4 a13 Maio 2012 - Rennes-França:
formação residencial com 5 participantes por País
14 a 25 Maio 2012 - Rennes e Faro:
Cada participante da América do Sul será hospedado pelas organizações europeias durante 15 dias para participar na vida diária das organizações e organizar actividades concretas com jovens
26 Maio a 1 Junho 2012 - Faro
Formação residencial com 5 participantes por País
Junho e Outubro - Portugal, França, Bolívia e Peru:
Cada participante volta à sua realidade para implementar o processo educativo trabalhado durante as formações.   Os participantes serão apoiados por um formador do seu próprio País.   Durante esta etapa, vamos começar a trocar informação sobre as experiências vividas recorrendo à Internet, capitalizando os resultados na compilação de um livro.
Novembro 2012 - Bolívia
Avaliação e Capitalização com 1 representante por País

Países envolvidos _França, Portugal, Bolívia e Peru
Associação Promotora ____ENOA - European Network of Animation - www.enoa.ro
Associação Coordenadora _Anime et Tisse (Rennes - França)

Sem comentários:

café com arte... na Chaf@rica


Pouco importa se não somos apelidados de Espaço Cultural, apraz-nos dizer que o trabalho não cabe “ao café”, mas se este serve para modificar nem que seja um só pensamento, o de não se deixar aprisionar, então este facto não lhe tira valor nem vigor, antes lhos acrescenta. Nas palavras de Agostinho da Silva “ O espirito afirma-se resistindo às classificações”. O nosso trabalho não vai além de uma tentativa de melhorarmo-nos através de experiências, saberes e conhecimentos que nos são entregues por quem se predispôs a apresenta-los, expandindo assim o saber e os conhecimentos de todo o tipo, podendo em simultâneo melhorar-se, pois a repetição traz atrás de si o melhoramento. O Iluminismo enquadra-se no Séc. XVIII; é conhecido pelo “Séc. das Luzes”, entende-se por luminismo um meio para atingir o progresso. É presença marcante de pares opostos e complementares: despotismo e tolerância; razão e emoção; progresso e tradição; filósofos e anti filósofos; clássicos e românticos; cultura e politica; o respeito do gosto único versus a defesa de inspiração individual e um pensamento que defende as artes mecânicas e os artesãos. Grosso modo predomina a razão e a lógica, a defesa da tolerância e a veemente permuta de ideias e de criações. O centro do conhecimento desloca-se da corte para os cafés, clubes e redações de imprensa política. A “Chafarica”, espaço café com arte é criada mediante dois conceitos: O primeiro incide na exposição tanto quanto possível, no encadeamento dos conhecimentos humanos, a segunda, os princípios gerais de base e os que lhe dão corpo e substância, o negócio em si. Encontramos neste perfil, componentes que são um “reflexo” do Séc. das luzes. Pretendemos deste modo concretizar um sonho, o de trabalhar em algo de que se gosta e que se acredita. A “Chafarica”, um café com arte, pretende tornar-se um lugar de convívio; de tertúlia; de confidência/inconfidência; de reflexão; de crítica; de inconformismo; de discussão… A “Chafarica” como espaço de memória/desmemória; de cultura; de letras; de ciência; de artes; de construção e desconstrução; de encontro e desencontros… A “Chafarica” como lugar de lazer; de conforto; de ócio; de emoção… A “Chafarica” é um espaço de sociabilidade; de convivência entre pessoas. A “Chafarica” pretende vir a ser um espaço onde o individuo inconformado poderá trabalhar-se, seja no individual, seja no coletivo, com todas as suas consequências inerentes daí resultantes para o desenvolvimento social. Somos aprendizes, pretendemos melhorar, partindo do princípio que cada trabalho tem um cariz pedagógico e que este é contínuo, demorado e eterno. … mas a “Chafarica” pretende também ser um simples café, onde chegamos, bebemos e saímos… com vontade de voltar.


Os Cafés como Espaço de convívio e discussão estão a fechar e a empobrecer a memória das cidades.

Os Cafés como Espaço de convívio e discussão estão a fechar e a empobrecer a memória das cidades.
Espaço de Sociabildade de convivência, tiveram um papel crucial no desenvolvimento da consciência colectiva e critica face ás ideologias hegemónicas. Foram históricamente lugares de pensamentos alternativos onde se divulgaram projectos Culturais e Politicos. Os Cafés têm perdido um pouco de centrabilidade cultural perante outros espaços, à custa de um "desenvolvimento perverso" há riqueza e diversidade Cultural que se está a perder, mas não tem que ser assim. Os Cafés não têm necessariamente de desaparecer, transformar (o) Espaço em Café de Espaço Cultural, Eventos recreativos e Lúdicos, são algumas sugestões e acima de tudo recriar novas formas de convívio. Dando assim inicio ao Projecto "Gritando Silênciosamente..."

Nº de Curiosos...

Traffic Counter